A Festa Literária Arte e Identidade chega à sua quinta edição, reafirmando seu objetivo de celebrar a Educação e a Arte em suas diversas manifestações, como literatura, teatro, cordel, música, canto, percussão, dança e artes plásticas. O evento destaca a Arte na Educação como uma poderosa ferramenta educacional e social, essencial no contexto contemporâneo.

 

Com a missão de promover a Arte e a Literatura Negra, a Festa fortalece os laços entre artistas afro-brasileiros, cultura, educação e o público. Movimentando a cadeia produtiva das obras de autoria preta, negra, indígena e afro-indígena. Assim, o evento valoriza tais expressões, destacando o protagonismo de artistas negros, indígenas e afro-indígenas no cenário cultural.

 

Focada na formação de crianças e de jovens, a Festa se empenha em construir saberes que permitam a apropriação de conceitos como raça e etnia por meio da cor, fenótipo, pertencimento e ancestralidade. Nesse sentido, a programação aborda temas como a autoestima das infâncias e juventudes pretas, negras, indígenas e afro-indígenas, educação antirracista, respeito à diversidade de cor, credo, raça, etnia, e gênero. Ademais de criar estratégias para a edição e a comercialização da arte negra, indígenaeafro-indígena. Portanto, Arte, Educação e Cultura são tratadas como agentes transformadores, capazes de impactar e de empoderar pessoas.

 

Em 2025, a Festa Literária Arte e Identidade acontecerá entre os dias 02 e 04 de outubro, em diversos espaços culturais do Pelourinho, patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO e um dos principais pontos turísticos de Salvador. Este ano, com o tema central "Resistir é festejar", a proposta é a fruição das existências pretas, negras, indígenas e afro-indígenas, enriquecendo-as, com Arte, literatura, celebração, kizomba, batuques, sambas e pinturas corporais para pensar e sentir o ritual-vida, na gira, na ginga, no break, na rima, na Arte-tecnologia que acontece no corpo, na rua, em comunidade, quilombo-território,  no muro, no palco, no ciberespaço, na existência - Natureza Selvagem.

 

Desse modo, a programação discutirá como a festa é por si, um espaço de nutrição, de fruição, de encorajamento e de enriquecimento da vida, do presente, do futuro e  do que há de vir, reencantar os sonhos de crianças e de jovens pretos, negros, indígenas e afro-indígenas, a fim de que ocupem lugares de vida pulsante, de liberdade e de poder. Além disso, a programação propicia o desenvolvimento social e econômico, favorecendo diversidade, inclusão e representatividade.

 

A Festa Literária Arte e Identidade é um espaço de múltiplas aprendizagens, de diversão, de socialização e de expansão de horizontes, o que contribui para a construção de uma sociedade mais equânime, justa e feliz. Convidamos você a se juntar a nós e mergulhar em narrativas repletas de fruição, beleza, amor, representatividade e empoderamento. Quem sabe você não descobre um novo autor ou autora negra que transformará sua vida?

 

 

Venha conosco e faça parte desse universo de possibilidades, no qual todos têm espaço para brilhar!